domingo, 29 de agosto de 2010

SISTEMA ESQUELÉTICO


O conjunto de peças ósseas e cartilaginosas que dão sustentação ao corpo humano constitui esqueleto. Este protege os órgãos internos e participa da movimentação do corpo, servindo de ponto de apoio para a ação dos músculos esqueléticos. Alem dessas funções, o esqueleto atua como reserva de cálcio e como o local de formação das células do sangue. 

Articulações ósseas

As articulações ósseas móveis podem ser de vários tipos; nos ombros são do tipo bola-de-basquete, possibilitando os movimentos giratórios dos braços;nos joelhos e cotovelos são do tipo dobradiça, permitindo movimentos de flexão em um único plano. 
Os ossos de uma articulação móvel tem de deslizar suavemente, sem atrito, um sobre o outro, caso contrario eles se desgastariam.
O esqueleto é dividido em dois grandes conjuntos ósseos: o esqueleto axial, constituído pelos ossos da cabeça e da coluna vertebral, incluindo as costelas, e o esqueleto apendicular, constituído pelos ossos dos braços e das pernas.  



Cabeça
Na cabeça há 29 ossos. Oito deles são arredondados e firmemente unidos, formando o crânio. Na região anterior do crânio localiza-se os ossos da face, onde o maior de todos é a mandíbula, o único osso móvel da cabeça que permite abrir e fechar a boca.



Tronco

O tronco forma o eixo corporal, onde se articulam a cabeça e os membros. A coluna vertebral, popularmente conhecida com espinha dorsal, é constituída por 33 ossos, as vértebras. Entre as vértebras há um tipo de cartilagem resistente, que atua como amortecedor de choques quando a coluna é pressionada. As sete primeiras vértebras da coluna são chamadas de vértebras cervicais e constituem o pescoço, que sustenta a cabeça. Em seguida há doze vértebras torácicas, ligadas ás costelas, que formam a caixa torácica. Ao conjunto de vértebras torácicas seguem-se cinco vértebras lombares, as maiores da coluna. As cinco vértebras seguintes, chamadas vértebras sacrais, estão fundidas na pessoa adulta, formando o osso sacro. O osso sacro, juntamente com cíngulo dos membros inferiores (cintura pélvica) forma a pelve ou bacia. O cíngulo dos membros inferiores é formado por um par de ossos, cada um deles resultante da fusão de três ossos: o ílio, o ísquio e o púbis. As quatro últimas vértebras da coluna, as vértebras coccianas, também se fundem com o passar dos anos formando o osso cóccix.
Cada vértebra torácica esta ligada a dois ossos em forma de arco, as costelas. Ao todo, há doze pares de costelas. Os seis pares superiores unem-se, por cartilagens, a um osso achatado localizado no meio do peito, o esterno, e são chamadas costelas verdadeiras. Os quatro pares de costelas seguintes são mais curtos e suas extremidades prendem-se, também por cartilagens, ás costelas acima delas; elas são chamadas costelas falsas. Os dois últimos pares de costelas terminam em pontas livres e, por isso, são chamados de costelas flutuantes.
As costelas formam uma estrutura comparável a uma gaiola de ossos, a caixa torácica, que protege o coração, os pulmões e os principais vasos sanguíneos. Na base da caixa torácica, separando-a do abdômen, há uma lamina musculosa dominada diafragma, em conjunto com os músculos intercostais, o diafragma é responsável pelos movimentos respiratórios.



Membros
Cada membro superior é composto pelo braço, antebraço e mão. A região em que a mão se articula com antebraço denomina-se punho. O braço possui um único osso, o úmero que, no cotovelo, se articula com os dois ossos do antebraço, o radia e a ulna. No punho, o radio e a ulna se articulam com os ossos do carpo, uma região da mão formada por oito ossos. Ao carpo segue-se o metacarpo, formado por cinco ossos alongados, que se articulam com os ossos dos dedos, as falanges.O esqueleto dos membros superiores prendem-se ao esqueleto axial por meio do cíngulo dos membros superiores (também conhecido como cintura escapular), constituído pela escapula e pela clavícula. A escapula é um osso grande e chato, com forma triangular, localizado na parte superior das costas. A clavícula é um osso em forma de bastão curvo, situado na parte superior do peito.
 A coxa possui um único osso, o fêmur, que é o mais longo do corpo. A perna possui dois ossos, a tíbia e a fíbula. O fêmur articula-se com a tíbia e com a patela, um pequeno osso em frente a articulação do joelho. Nessa região ocorre também a articulação da tíbia com a fíbula. No tornozelo, a tíbia e a fíbula articulam-se com os ossos tálus, um desses sete ossos que formam o tarso, a região posterior do pé. Depois vem o metatarso, formado por cinco ossos alongados que se articulam com as falanges, os ossos dos artelhos. Os membros inferiores ligam-se ao esqueleto axial por meio do cíngulo dos membros inferiores, formado por um par de ossos, cada um deles resultante da fusão de três ossos: o ílio, o ísquio e o púbis. Na região do osso ílio, existe uma cavidade onde se encaixa perfeitamente a "cabeça” arredondada do fêmur.

Nenhum comentário:

Postar um comentário