domingo, 29 de agosto de 2010

CURIOSIDADES

ESQUELÉTICAS

  • Uma pessoa adulta possui 206 ossos, responsáveis por cerca de 14% da massa corporal. O maior osso do corpo é o fêmur (osso da coxa), com cerca de 45 cm de comprimento; os menores ossos são o da orelha media (bigorna, martelo e estribo), com cerca de 0,25 cm cada um.
  • A fusão das vértebras do sacro e do cóccix faz a coluna vertebral dos adultos ter sete ossos a menos que o das crianças;
  • Algumas pessoas podem ter uma costela extra. Este é um fenômeno três vezes mais comum em homens que me mulheres;
  •  As mulheres têm a pelve mais larga do que os homens, o que é considerado uma adaptação evolutiva ao parto.
  • Os ossos são peças duras, resistentes, que servem de apoio aos músculos que os circundam; podem apresentar-se como; elementos protetores - um conjunto de ossos unidos forma cavidades que alojam sistemas e órgãos (crânio, órbitas) -  ou elementos articulares - nas articulações moveis os ossos são unidos entre si por cápsulas, ligamentos e músculos, estes últimos formam os ligamentos ativos, e as cartilagens participam como peças passivas.


MUSCULOSAS


  • Os músculos  possuem a propriedade de contrair-se, ou seja, diminuir seu comprimento em razão de excitações diversas. 
  • Durante muito tempo acreditou-se que existiam dois tipos de músculos: os estriados (vermelhos, que obedecem o controle da vontade e os lisos (brancos, que pertencem ao sistema nervoso autônomo).  Porém essa distinção tem algumas exceções, como o miocárdio (músculo do coração), que é estriado, vermelho e não funciona sob o controle da vontade. Também os músculos motores dos ossículos da audição são estriados e contraem-se sem intervenção possível e eficaz da vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário