domingo, 29 de agosto de 2010

Os 3 Tecidos Musculares

Para quem não sabe, no nosso corpo há basicamente 3 tipos de tecidos musculares, são eles:

MUSCULAR LISO


               As fibras musculares lisas apresentam um único núcleo de forma ovóide e localizado centralmente na célula. O músculo liso é tambem conhecido como músculo involuntário. É encontrado nas paredes de vísceras ocas, paredes dos vasos sanguíneos, grandes ductos de glândulas salivares compostas, vias aéreas e em pequenos feixes na derme. O sarcoplasma nos polos nucleares contém muitas mitocôndrias, moderada quantidade de RER, um bem desenvolvido complexo de Golgi e inclusões do tipo glicogênio. Cada fibra produz sua própria lâmina externa que consiste de material rico em proteoglicanas e colágeno do tipo III.Os filamentos delgados são compostos por actina (com sua tropomiosina associada, porem sem troponina) e estão ancorados em corpos densos contendo actinina associados à membrana plasmática, enquanto os filamentos espessos são compostos por miosina. Os filamentos correm, principalmente, de forma paralela ao longo eixo das fibras musculares, porem eles se sobrepõem em vários graus e se aderem uns aos outros fusionando-se às suas bainhas endomisiais. As bainhas são interrompidas por muitas junções do tipo gap, as quais transmitem as correntes iônicas que iniciam a contração. 
            O mecanismo de contração do músculo liso é uma modificação do mecanismo dos filamentos deslizantes. No início da contração, os filamentos de miosina aparecem e os de actina são puxados em direção e por entre eles.O deslizamento dos filamentos de actina aproxima os corpos densos levando ao encurtamento da célula. As fibras musculares individuais podem sofrer contrações peristálticas parciais. Durante o relaxamento, os filamentos de miosina diminuem em número, desintegrando-se em componentes citoplasmáticos solúveis. As fibras musculares lisas são capazes de contração espontânea que pode ser modulada pela inervação autônoma.

MUSCULAR ESQUELÉTICO


               A unidade do músculo esquelético é a fibra muscular, uma célula cilíndrica, multinucleada e não ramificada.  
          Os músculos esqueléticos apresentam, além das fibras, um tecido conjuntivo de sustentação organizado sob a forma de epimísio, perimísio e endomísio.
                O tecido conjuntivo transmite a força de contração, contém fibras nervosas, vasos sanguíneos, linfáticos e são responsáveis pela nutrição das fibras musculares, que se dá por processo de difusão.
               Com a microscopia de luz, o músculo esquelético exibe bandas de coloração claras e escuras, alternadas, que correm perpendicularmente ao longo eixo da fibra. As bandas escuras são conhecidas como Bandas A (anisotrópicas pela luz polarizada) e as bandas claras como Bandas I (isotrópicas pela luz polarizada). O centro de cada banda A é ocupada por uma área pálida conhecida como Banda H, a qual é cortada por uma delgada Linha M. Cada banda I é cortada por uma linha escura chamada de Linha Z. A região da miofibrila entre duas linhas Z sucessivas, conhecida por sarcômero, apresenta 2,5m de comprimento e é considerada como sendo a unidade contrátil das fibras musculares esqueléticas.
           Ao nível de microscopia eletrônica, o sarcolema se continua no interior da fibra muscular esquelética por meio de numerosos túbulos T (túbulos transversos), que são longas invaginações tubulares que se interpõem pelas miofibrilas. Os túbulos T atravessam transversalmente a fibra e localizam-se, em mamíferos, especificamente entre as bandas A e I. 
           A organização da fibra muscular esquelética mostra filamentos contráteis dispostos longitudinalmente (miofilamentos) que são de dois tipos distintos. Os filamentos delgados contém actina juntamente com troponina e tropomiosina. Estas últimas, são proteínas que medeiam a regulação da contração por meio dos íons Ca2+. O principal componente do filamento delgado é a actina F, um polímero da actina G. Cada filamento delgado contém dois filamentos de actina F dispostos em dupla hélice. A tropomiosina é uma longa cadeia polipeptídica enrolada sob a forma de dupla hélice que se localiza nos sulcos da dupla hélice de actina a cada intervalo de sete monômeros de actina G . A troponina é um complexo de três proteínas globulares: TnT (troponina T), une cada complexo a um sítio específico na molécula de tropomiosina; TnC (troponina C) liga íons cálcio e TnI (troponina I) que inibe a interação entre filamentos delgados e espessos. Os filamentos espessos contém miosina.               
                        



MUSCULAR CARDÍACO
             O músculo cardíaco é encontrado nas paredes do tubo cardíaco embrionário e no coração do adulto e é derivado de uma massa restrita do mesênquima esplâncnico. As fibras são longas, ramificadas e apresentam um ou dois núcleos localizados centralmente na célula. O sarcoplasma próximo aos polos nucleares contem muitas mitocôndrias que localizam-se em cadeias entre os miofilamentos e os grânulos de glicogênio. A disposição dos miofilamentos forma estriações semelhantes às do músculo esquelético.
O retículo sarcoplasmático no músculo cardíado é menos organizado que o do músculo esquelético. Os túbulos T cardíacos ocorrem ao nível da linha Z.
              As células musculares cardíacas formam áreas juncionais altamente especializadas nas extremidades celulares, conhecidas como discos intercalares.

NOSSOS MÚSCULOS

Agora um vídeo mostrando e fazendo uma breve explicação sobre os principais músculos do nosso corpo. Os esqueletos são da exposição Corpo Humano - Real e Fascinante. 

OSSOS DO CORPO HUMANO

Segue abaixo um vídeo bem legal, explicando o nome e a localização dos principais ossos do corpo humano .

CURIOSIDADES

ESQUELÉTICAS

  • Uma pessoa adulta possui 206 ossos, responsáveis por cerca de 14% da massa corporal. O maior osso do corpo é o fêmur (osso da coxa), com cerca de 45 cm de comprimento; os menores ossos são o da orelha media (bigorna, martelo e estribo), com cerca de 0,25 cm cada um.
  • A fusão das vértebras do sacro e do cóccix faz a coluna vertebral dos adultos ter sete ossos a menos que o das crianças;
  • Algumas pessoas podem ter uma costela extra. Este é um fenômeno três vezes mais comum em homens que me mulheres;
  •  As mulheres têm a pelve mais larga do que os homens, o que é considerado uma adaptação evolutiva ao parto.
  • Os ossos são peças duras, resistentes, que servem de apoio aos músculos que os circundam; podem apresentar-se como; elementos protetores - um conjunto de ossos unidos forma cavidades que alojam sistemas e órgãos (crânio, órbitas) -  ou elementos articulares - nas articulações moveis os ossos são unidos entre si por cápsulas, ligamentos e músculos, estes últimos formam os ligamentos ativos, e as cartilagens participam como peças passivas.


MUSCULOSAS


  • Os músculos  possuem a propriedade de contrair-se, ou seja, diminuir seu comprimento em razão de excitações diversas. 
  • Durante muito tempo acreditou-se que existiam dois tipos de músculos: os estriados (vermelhos, que obedecem o controle da vontade e os lisos (brancos, que pertencem ao sistema nervoso autônomo).  Porém essa distinção tem algumas exceções, como o miocárdio (músculo do coração), que é estriado, vermelho e não funciona sob o controle da vontade. Também os músculos motores dos ossículos da audição são estriados e contraem-se sem intervenção possível e eficaz da vontade.

SISTEMA ESQUELÉTICO


O conjunto de peças ósseas e cartilaginosas que dão sustentação ao corpo humano constitui esqueleto. Este protege os órgãos internos e participa da movimentação do corpo, servindo de ponto de apoio para a ação dos músculos esqueléticos. Alem dessas funções, o esqueleto atua como reserva de cálcio e como o local de formação das células do sangue. 

Articulações ósseas

As articulações ósseas móveis podem ser de vários tipos; nos ombros são do tipo bola-de-basquete, possibilitando os movimentos giratórios dos braços;nos joelhos e cotovelos são do tipo dobradiça, permitindo movimentos de flexão em um único plano. 
Os ossos de uma articulação móvel tem de deslizar suavemente, sem atrito, um sobre o outro, caso contrario eles se desgastariam.
O esqueleto é dividido em dois grandes conjuntos ósseos: o esqueleto axial, constituído pelos ossos da cabeça e da coluna vertebral, incluindo as costelas, e o esqueleto apendicular, constituído pelos ossos dos braços e das pernas.  



Cabeça
Na cabeça há 29 ossos. Oito deles são arredondados e firmemente unidos, formando o crânio. Na região anterior do crânio localiza-se os ossos da face, onde o maior de todos é a mandíbula, o único osso móvel da cabeça que permite abrir e fechar a boca.



Tronco

O tronco forma o eixo corporal, onde se articulam a cabeça e os membros. A coluna vertebral, popularmente conhecida com espinha dorsal, é constituída por 33 ossos, as vértebras. Entre as vértebras há um tipo de cartilagem resistente, que atua como amortecedor de choques quando a coluna é pressionada. As sete primeiras vértebras da coluna são chamadas de vértebras cervicais e constituem o pescoço, que sustenta a cabeça. Em seguida há doze vértebras torácicas, ligadas ás costelas, que formam a caixa torácica. Ao conjunto de vértebras torácicas seguem-se cinco vértebras lombares, as maiores da coluna. As cinco vértebras seguintes, chamadas vértebras sacrais, estão fundidas na pessoa adulta, formando o osso sacro. O osso sacro, juntamente com cíngulo dos membros inferiores (cintura pélvica) forma a pelve ou bacia. O cíngulo dos membros inferiores é formado por um par de ossos, cada um deles resultante da fusão de três ossos: o ílio, o ísquio e o púbis. As quatro últimas vértebras da coluna, as vértebras coccianas, também se fundem com o passar dos anos formando o osso cóccix.
Cada vértebra torácica esta ligada a dois ossos em forma de arco, as costelas. Ao todo, há doze pares de costelas. Os seis pares superiores unem-se, por cartilagens, a um osso achatado localizado no meio do peito, o esterno, e são chamadas costelas verdadeiras. Os quatro pares de costelas seguintes são mais curtos e suas extremidades prendem-se, também por cartilagens, ás costelas acima delas; elas são chamadas costelas falsas. Os dois últimos pares de costelas terminam em pontas livres e, por isso, são chamados de costelas flutuantes.
As costelas formam uma estrutura comparável a uma gaiola de ossos, a caixa torácica, que protege o coração, os pulmões e os principais vasos sanguíneos. Na base da caixa torácica, separando-a do abdômen, há uma lamina musculosa dominada diafragma, em conjunto com os músculos intercostais, o diafragma é responsável pelos movimentos respiratórios.



Membros
Cada membro superior é composto pelo braço, antebraço e mão. A região em que a mão se articula com antebraço denomina-se punho. O braço possui um único osso, o úmero que, no cotovelo, se articula com os dois ossos do antebraço, o radia e a ulna. No punho, o radio e a ulna se articulam com os ossos do carpo, uma região da mão formada por oito ossos. Ao carpo segue-se o metacarpo, formado por cinco ossos alongados, que se articulam com os ossos dos dedos, as falanges.O esqueleto dos membros superiores prendem-se ao esqueleto axial por meio do cíngulo dos membros superiores (também conhecido como cintura escapular), constituído pela escapula e pela clavícula. A escapula é um osso grande e chato, com forma triangular, localizado na parte superior das costas. A clavícula é um osso em forma de bastão curvo, situado na parte superior do peito.
 A coxa possui um único osso, o fêmur, que é o mais longo do corpo. A perna possui dois ossos, a tíbia e a fíbula. O fêmur articula-se com a tíbia e com a patela, um pequeno osso em frente a articulação do joelho. Nessa região ocorre também a articulação da tíbia com a fíbula. No tornozelo, a tíbia e a fíbula articulam-se com os ossos tálus, um desses sete ossos que formam o tarso, a região posterior do pé. Depois vem o metatarso, formado por cinco ossos alongados que se articulam com as falanges, os ossos dos artelhos. Os membros inferiores ligam-se ao esqueleto axial por meio do cíngulo dos membros inferiores, formado por um par de ossos, cada um deles resultante da fusão de três ossos: o ílio, o ísquio e o púbis. Na região do osso ílio, existe uma cavidade onde se encaixa perfeitamente a "cabeça” arredondada do fêmur.

sábado, 21 de agosto de 2010

OS MÚSCULOS DO CORPO HUMANO

O músculo estriado esquelético e o músculo não estriado ou liso e o músculo estriado cardíaco em geral agem em conjunto com os ossos, que atuam como uma alavanca para eles nos movimentos de locomoção. É comum a disposição aos pares, como o bíceps braquial e o tríceps braquial, localizados no braço.


MÚSCULOS EM AÇÃO

 Os músculos são responsáveis por cerca da metade da massa corporal de uma pessoa saudável, estes podem ser comparados com "motores" que transformam a energia dos nutrientes em força permitindo a movimentação do corpo.
Os músculos são órgãos constituídos basicamente por tecido muscular, cujas células são especializadas em contrair-se. Em nosso corpo temos três tipos de tecido muscular, são eles: estriado esquelético, estriado cardíaco e não estriado (ou liso).
Ao todo tem-se 656 músculos esqueléticos no corpo humano, com tamanhos e formas variadas.
 Exercícios físicos podem levar ao aumento da nossa muscular, enquanto a total falta de atividade física pode produzir a perda de até 20% da massa muscular em apenas duas semanas.

ANTAGONISMO MUSCULAR

As extremidades dos músculos estriados esqueléticos são geralmente afiliadas e terminam em cordões fibrosos altamente resistentes de tecido conjuntivo, os tendões. Estes ligam os músculos aos ossos, que são os pontos de apoio da ação muscular. Ao contrair-se, o músculo puxa os ossos, aos qual esta ligada; entretanto, ao distender-se não consegue empurrar os ossos. Por isso, os músculos esqueléticos atuam geralmente em duplas, com movimentos antagônicos: enquanto a contração de um deles produz movimento em um sentido, a contração do outro produz movimento em sentido contrario. Uma dupla de músculos de nosso braço, o bíceps e o tríceps, exemplifica esse antagonismo muscular. O bíceps está fixado aos ossos do ombro e ao osso rádio; ao contrariar-se, ele puxa o antebraço pra cima. O tríceps prende-se aos ossos do ombro e ao osso ulna; sua contração produz a extensão do antebraço.

GRAU DE CONTRAÇAO MUSCULAR
Um músculo esquelético contrai-se quando as terminações axônicas de um nervo motor lançam sobre suas fibras musculares uma substancia neurotransmissora, a acetilcolina. Esta por sua vez é liberada pelo axônio e liga-se a receptora da membrana da fibra muscular, gerando um potencial de ação que desencadeia o processo de contração.Quando o estimulo nervoso é fraco, só algumas fibras são estimuladas e o resultado é uma contração fraca do músculo. No caso de uma estimulação forte muitas fibras musculares são estimuladas simultaneamente e a contração do músculo é intensa.
Uma fibra muscular estriada consegue manter-se contraída por pouco tempo (alguns milésimos de segundos). Entretanto, um músculo inteiro pode manter-se contraído por bastante tempo pois enquanto durar a estimulação nervosa, haverá alternância entre as fibras musculares contraídas e relaxadas.
 Em condições normais, os músculos esqueléticos sempre apresentam poucas fibras estimuladas a se contrair e quando essas fibras relaxam, outras se contraem em seu lugar, de modo que todo músculo apresenta um estado permanente de atividade ou tensão muscular, conhecido como tônus muscular, este é responsável pela firmeza dos músculos, importante na manutenção da postura do corpo.

CONTRAÇÃO ISOTÔNICA E CONTRAÇÃO ISOMÉTRICA
A força que um músculo exerce sobre um objeto ao contrair-se é chamada de tensão muscular, e a força que o peso de um objeto exerce sobre um músculo é a resistência. Dependendo do peso do objeto (resistência), seremos ou não capazes de erguê-los.
A contração muscular pode ser isotônica ou isométrica. Quando o músculo encurta contra a contração, fala-se que esta em contração isotônica. E tem-se uma concentração isométrica no caso de não ocorrer encurtamento do músculo durante a contração. Os eventos moleculares na fibra muscular são os mesmos, tanto na contração isotônica quanto na contração isométrica.